sábado, 3 de setembro de 2011

Primeiro post e chocochilli

Esse texto pode ser um pouco longo, mas as coisas na cozinha são sempre maiores do que os olhos gulosos das pessoas queridas que estão esperando à mesa. A gente nunca imagina o trabalho que dá quando a comida já está prontinha na nossa frente. O melhor de tudo isso é que, com toda demora, a cozinha do Doce Cozinhar está de portas abertas e mesa posta pra todos os amantes/praticantes/não-tão-praticantes/nada-praticantes.

Bom, esse é o primeiro post do Doce Cozinhar (nome muito fofo sugerido pela, mais fofa ainda, Luana Pagung). Aqui eu quero postar as receitas, dicas e técnicas que eu aprendo no curso de Gastronomia na Universidade Federal da Bahia, nos meus estudos fora da faculdade, minhas criações e receitas de outras blogueiras que me inspiram, além de indicar estabelecimentos que eu visitar por aqui, em Salvador, ou qualquer lugar que eu vá. Porém sei que muita coisa pessoal vai aparecer aqui e, quem sabe, posts que não tenham muito a ver com cozinha... pra diversificar um pouco (:

Futuramente farei posts sobre muita coisa sobre mim, o curso, a faculdade etc., mas hoje vou me ater à ocasião que aconteceu ontem à noite comigo.

Sexta à noite, sozinha em Salvador, o namorado viajou pra visitar os avós, não pude ir por conta da aula de hoje de manhã, fiquei pensando no que fazer para o primeiríssimo post do blog. Passei no mercado, comprei algumas coisinhas e decidi fazer um chocolate-quente com chantilly e pãezinhos com manteiga de ervas. Na verdade, a idéia dos pães veio depois e eu não sei onde está o cartão de memória da minha máquina, não tirei muitas fotos dessa primeira receita (que é minha ;P) por esse motivo. As fotos foram contadas!


Materiais:

- plástico filme
- ralador
- bowl
- pão duro
- dois fouets*
- 2 panelas, uma grande e outra pequena (ou um bowl de metal ou vidro), para que possam ficar encaixadas



*um fouet pra você bater o chantilly e o outro pra misturar bem o chocolate. se vocês forem sortudos e tiverem uma batedeira, não vai precisar dos dois fouets; se vocês não tiverem dois, não tem problema, com um só é suficiente (:


Para o chantilly:

- 100ml de creme de leite fresco bem gelado*
- açúcar a gosto**



*aconselho colocar o creme de leite uns 20 minutinhos no congelador antes de baté-lo. É importante que ele fique gelado para agilizar o processo de transformação, portanto algumas dicas extras:
dica 1) junto com o creme de leite, leve ao congelador o fouet e o bowl em que você vai bater o creme.
dica 2) num bowl maior, disponha gelo e então coloque o bowl menor com o creme, isso ajuda a manter a temperatura mais fria possível.
dica 3) é melhor fazer logo o chantilly e guardá-lo na geladeira, enquanto você vai fazer o chocolate e os pãezinhos. como o chantilly artesanal tem durabilidade menor do que aquele beeeeem mais caro que a gente costuma(va) comprar no mercado, o melhor a fazer é fazer e servir na hora. guardar na geladeira por, no máximo, 3 dias. se você achar que mesmo assim dá pra comer, vá em frente, mas se houver consequências, não foi por falta de aviso ;P

**coloque a quantidade de açúcar que achar necessário, não vai interferir no ponto do chantilly.

Modo de preparo:
1) Bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantilly (no meu caso eu bati ao ponto de chantilly mole, se vocês continuarem batendo vai chegar ao ponto de chantilly de confeiteiro, mas atenção, quando chegar a esse ponto, não bata mais pois virará manteiga - acreditem, já aconteceu comigo, hihi) que vocês desejarem. Tem esse vídeo que explica isso. Passe o plástico filme e guarde na geladeira.

Para o chocolate-quente(receita para uma pessoa):
- meia barra de chocolate meio amargo*
- 100ml de creme de leite fresco
- 1/2 xícara de leite
- canela em pau**



*é preferível meio-amargo pra não ficar uma receita muito doce, se vocês preferirem o ao leite ou mais amargo, fiquem à vontade; se preferirem mais doce, acresecentem leite condensado, fica mais gostoso.
**a canela fica melhor, mais cheirosa e dá mais sábor se ralada na hora (qualquer coisa ralada na hora é melhor do que as compradas já raladas)


dica 4) coloque uma rodela de limão na água, isso evita escurecer a panela

Modo de preparo:
1) Derreta o chocolate em banho-maria - IMPORTANTÍSSIMO: a panela de cima tem de encaixar perfeitamente na de baixo, o importante é não deixar o vapor d'água, ou qualquer gotínha (a panela tem de estar sequinha), ter contanto com a superfície interna da panela superior, senão desanda tudinho.
2) Quando estiver uniforme, junte o creme de leite e misture até perceber que o chocolate escureceu completamente (pesquisei no google e ele não soube responder por que isso acontece, se alguém souber, avisa aqui).
3) Passe a mistura para o liquidificador e acrescente o leite, a quantidade é de acordo a espessura que você quer pro seu chocolate, pra mim, 1/2 xícara foi o suficiente, bata até o chocolate incorporar ao leite e devolva à panela.
4) Já na panela, acrescente a canela ralada na hora e, um toque meu que dá o nome à receita, coloque uma pimenta no chocolate enquanto levanta fervura (pode ser inteira ou cortada em pedaços sem semente se quiser mais apimentado, depois é só coar), mas a pimenta é opcional. Tampe a panela para manter o chocolate quente (:

Para o pão com manteiga de ervas:
- pão da sua preferência
- manteiga
- manjericão (ou as ervas que você preferir, indico: sálvia, orégano, tomilho)

Modo de preparo:
Deixe as ervas bem picadinhas, depois acrescente na manteiga e misture bastante, leve à geladeira por uns 15 minutinhos. Retire-a e depois passe no pão, leve o pão ao forno pré-aquecido a 180º por 15 min.

Prontíssimo, agora é só transferir o chocolate para a sua caneca mais linda, colocar o chantilly (você pode desenhar no seu chocolate ^.^), colocar mais canela e retirar os pãezinhos do forno, e como eu fiz, comer pensando no seu amor que está longe ou dobrar a receita e comer com ele.





Espero que tenham gostado da primeira receita, foi bem simples e rápido (o que mais demora é o chantilly), daqui pra frente, com as aulas práticas, virão coisas mais requintadas, até complicadas, de fazer, mas não vou deixar a simplicidade de lado ^^


4 comentários:

  1. que lindooo!! :DDD
    parabééns pelo blog, Iza (já disse no teu flickr, mas não poderia deixar de desejar muita sorte aqui no teu novo espaço). Já estou aguardando receitas novas. hihi.

    O nome ficou lindo e tua cozinha ficou um amor.

    beijo beijooo

    Natália Viana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o fato da receita ser pra 1 pessoa, assim não terei que adaptar pra fazer aqui em casa, rs. :D
    Escolha ótima pra 1º post, fiquei com água na boca.

    O blog esta lindo, Iza! Tão doce quanto o nome (e obrigada pelo "fofa" *-* Você que é fofa, fofa, fofa!). Desejo muito sucesso, doces receitas e retorno positivo pra você!
    Já disse como amo cozinhar e o quanto acho cursar gastronomia um sonho? Pois é, saber um pouco mais do seu curso e experiência por aqui vai realizar um pouquinho desse meu sonho por tabela. (:

    Bisous.

    ResponderExcluir
  3. Comeu tudo sozinha. Mizeravi.

    Mesmo assim: Parabéns, meu amor!

    ResponderExcluir
  4. Owww, ficou um amor o blog! ^^
    Parabéns pelo bom gosto! Espero voltar muitas vezes aqui e testar várias receitas (não prometo todas porque é complicado, rs).
    Me diz uma coisa, onde encontro creme de leite fresco aqui em Salvador?

    ResponderExcluir