quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Feriado e beiju de café



Feriado no meio da semana, dia livre, com a família (ou amigos e o namorado, no meu caso, já que a família tá longe), o que fazer? Cozinhar, óóóóbvio (: O prato que eu escolhi hoje é à base de algo extremamente brasileiro: a tapioca de café com recheio de chocolate (ou qualquer coisa que você preferir). É facinho de fazer e pode servir de aperitivo, entrada (se for recheado salgado) ou sobremesa, e acreditem, todos vão ADORAR. Assim aconteceu na aula, essa é uma receita que fizemos na faculdade, ministrada pela maravilhosa chef master Anapaula Della Piazza (procurem sobre ela no google e vocês vão ver a competência dela ;P); além disso, na revista Muito de agosto de 2011, a seção de gastronomia é com ela e sua mãe, falando como fazer pastas artesanais, leiam!

Vamos lá?!

Materiais:
- dois bowls
- peneira
- frigideira antiaderente
- espátula
- duas panelas
- polvilho doce (se você mora no interior ou próximo a feiras, aconselho comprar a goma de mandioca que já vem umedecida. Como eu estou longe da minha cidade natal no interior e de feiras, apelei para o polvilho doce... não se preocupem, não há diferenças, é tudo a mesma coisa: polvilho doce, azedo (fermentado), goma de mandioca, amido de mandioca, isso tudo é o carboidrato presente na mandioca (aipim, macaxeira...)
- sal
- água
- chocolate em barra (não hidrogenado, tá gente?!)
- creme de leite
- café
- essência de baunilha

Para o beiju (tapioca):
- 500g de polvilho doce (um pacotinho)
- água quanto baste
- café

Modo de preparo:
1) Em um bowl despeje o polvilho e uma pitada de sal.
2) Com o café feito (pode ser café solúvel) e frio, umedeça o polvilho doce. Eu não coloquei uma quantidade certa de café porque é uma coisa meio no feeling e bem pessoal. Vá colocando aos poucos, e com as mãos mesmo - pra poder sentir a textura e umidade - vá misturando, amassando, o ponto ideal é quando estiver parecendo uma farofa, úmida, com algumas bolotinhas. Quanto mais café, mais escura a massa vai ficar. Se ficar muito seco, ponha mais café; se muito úmida, deixe secar por algum tempo. Peneire com a ajuda de uma colher. Reserve!

Para o recheio (ganache de chocolate):
- uma barra de chocolate (meu preferido é o meio amargo)
- uma caixinha de creme de leite
- 3 gotinhas de essência de baunilha

Modo de preparo:
1) Derreta o chocolate em banho-maria (o mesmo processo da receita anterior).
2) Acrecente o creme de leite assim que o chocolate estiver bem derretido.
3) Quando estiver bem incorporado, homogêneo, pingue as três gotinhas de essência de baunilha.

Com o recheio já pronto, esquente bastante a frigideira e peneire novamente o polvilho, dessa vez dentro da frigideira bem aquecida. Deixe por uns 2 minutos. Com a espátula, levante levemente as bordas e perceba se está compacta, não está se quebrando, vire. Passe o recheio e espere mais 2 minutos e feche o beiju. Eu, como adoooooro banana, coloquei umas bananas cortadas em rodelinhas no meu recheio.

Decore seu prato com fios de ganache, coloque seu beijuzinho e seja muito feliz (:




As porções dessa receita depende do tamanho dada tapioquinha que você fizer. Estou com poucas fotos pra ilustrar a receita hoje porque não estou com a câmera em mão, estou usando as fotos da aula ;P


Se vocês querem fazer salgado, é só substituir o café pela água e o chocolate por queijo, frango, qualquer coisa salgada!

Beijinhos, até a proxima e um ótimo feriado pra vocês! Qualquer dúvida ou sugestão é só entrar em contato.

6 comentários:

  1. Que fofura que ficou o Doce cozinhar! Um amorzinho, super aconchegante. Ainda não li nenhuma receita assim que me agradasse, mas isso é porque sou super chata com comida, viu? Mas ficou tudo super bem explicado, adorei! Queria pedir para você mostrar a receita do petit gateau ou de pavê de sonho de valsa. Sou louca pra aprender a fazer um dos dois! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Huum... meu namorado adora tapioca, então sem duvida essa vai pra lista de receitas pra fazer para o namorado. (:

    ah, esqueci de comentar no post anterior, mas vale pra esse também: estou adorando a forma como esta fotografando cada receita. Adoro fotografar e ver fotografias de comida, dos detalhes e preparo. Acho encantador.
    p.s: Adorei o fato de você dar a dica e comentar sobre sua professora, isso é bacana pra quem não conhece saber um pouquinho mais do mundo da gastronomia.
    Ein, você gosta ou já leu a revista Menu? Eu adoro, faço coleção delas. Deixo guardadinha no armário da cozinha junto com o caderno de receitas e livros de cozinha ^^

    Bisous.

    ResponderExcluir
  3. Essa receita foi tão disputada aqui em casa que a pobrezinha da Chef quase não consegue comer.

    Obrigado, Shoo Shoo!

    ResponderExcluir
  4. Oii querida!
    Adoro ir a praia e parar nas tapioqueiras e pedir tapioca com bastante recheio,amooo!, salivei só de ver esse teu post! hum tudo de bom!,bjinho.

    ResponderExcluir
  5. Deu água na boca. Nunca comi beiju além do tradicional, adorei a receita.

    p.s: Achei o seu blog através da Pagu *-*
    Adorei o lugar, e sempre que possível estarei passando por aqui.

    beijo :*

    ResponderExcluir