sábado, 1 de outubro de 2011

Salva de palmas e Torta Capixaba

Será que vou ter que pedir perdão a vocês todas as vezes que eu postar? Vocês já sabem o motivo, então, perdõem-me, por favor! Não é por mal nem falta de vontade, são outros problemas :(

Hoje eu não ia postar uma receita, mas não tinha nenhuma idéia legal pra postar e já faz um tempo que não posto receitas aqui, então decidi postar a aula de Gastronomia Brasileira (às segundas-feiras). Também porque prometi que postaria o que cozinhássemos em aula.

Como o próprio nome sugere, nós faremos, ao decorrer da matéria, 2 ou 3 pratos típicos dos estados brasileiros. Nessa segunda (26.09.11), foi o melhor dia de aula prática pra mim, fizemos tutu à mineira e torta capixaba (nham nham), que será nossa receita, talvez até dê pra fazer pro almoço - mesmo que falte um ingrediente ou outro ;P Não tirei muitas fotos legais, porque a luz na cozinha não favorece e odeio tirar fotos com flash.

A torta, apesar do nome, de nada lembra uma torta, é algo mais parecido com um suflê. É bem característico do litoral do Espírito Santo por causa do grande número de frutos do mar e pescados que estão presentes na receita. Geralmente servida na época da Semana Santa, ao contrário da moqueca capixaba, porém ambas "devem" ser feitas na panela de barro, é a tradição. O palmito natural é um importantíssimo ingreditente pra torta, mas só é permitida a venda pelo IBAMA na época da Quaresma, mas não tem problema, usaremos o palmito em conserva, que costumamos comprar no mercado. Vamos cozinhar?

TORTA CAPIXABA (mais ou menos 6 porções)
Ingredientes:

- 200g (um filé) de bacalhau demolhado, sem pele e sem espinha
- 200g (um filé) de peixe (qual você preferir)
- 200g de siri catado
- 200g de filé de camarão (filé de camarão é quando ele já está todo limpinho - sem cabeça, casca e rabo)
- 200g de ostra sem concha
- 200g de mexilhões sem concha
- 100ml de azeite de oliva extra virgem
- 50g de alho picado (usamos uma cabeça pequena de alho toda, se vocês não tiverem balança, usem essa dica)
- 200g de cébola picadinha (uma cebola média)
- 100g de tomate concassé (farei um post sobre isso, talvez o próximo, falando sobre os termos, cortes que usamos na cozinha, a saber: tomate concassé é um método de retirar a pele do tomate e as sementes, colocando ele em água fervente por menos de um minuto e, ao retirá-los, instantaneamente, dar um banho de água fria, a pela sai com muito mais facilidade)
- 600g (um frasco) de palmito picadinho
- urucum em óleo (ou o corante, em pó mesmo, só pra dar a cor)
- 40g de coentro picadinho
- 40g de salsinha picada
- 40g de cebolinha picada
- 100g de azeitonas verdes (um pacotinho do pequeno)
- 6 ovos
- meia cebola em rodelas
- sal
- pimenta do reino

*meus amores, vocês podem trocar os frutos do mar por outro mais baratos, por exemplo, trocar as ostras por sururu, ou acrescentar caranguejo

Modo de Preparo:

1) Moer o bacalhau, o peixe e o siri catado
2) Picar as ostras e mexilhões e misturar aos moídos ali em cima
3) Aquecer 70ml de azeite e dourar o alho, em seguida, juntar a cebola e o tomate
4) Acrescentar os pescados e frutos do mar, refogar e temperar com pimenta e sal. Pôr o palmito, urucum, coentro, cebolinha e parte das azeitonas (que devem estar picadas). Reserve algumas para decoração.
5) Bater três ovos e misturar ao refogado, desligar o fogo. Reservar.
6) Untar um refratário de porcelana (que possa ir ao forno), despejar o rofagado nela.
7) Bater três claras em neve, dispor sobre o refogado, decorar com as rodelas de cebola e as azeitonas. Levar ao forno por, mais ou menos, 20 minutos, ou até dourar (é preciso ficar atento ao tempo para não queimar as claras)
8) Retirar do forno de salpicar a salsinha



Voilá ;D

Sério, gente, essa torta estava muito boa. Fizemos um molhinho de pimenta (tomate, limão, azeite, não lembro se coentro ou salsa, e pimenta dedo de moça), e eu que AMO pimenta, não pude rejeitar. Comemos muito e ficamos muito felizes, teve até salva de palmas puxada pelo Chef, e quem já teve o prazer (apesar de toda a bruteza delicadeza do moço, hihi) de ter aula com Odilon sabe o quanto ele é exigente e crítico. Palmas partindo dele é, sem dúvida, grande honra.

Mais tarde prometo voltar e responder os comentários fofos que recebi aqui (:
Beijinhos e fiquem com Deus

Um comentário:

  1. eu querooo fazer essa torta jáá!!!
    aiii deu vontade agora vendo esse monte de azeitonas delícia aíi =~~

    saudades de ti no flickr :***

    ResponderExcluir