quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Disciplinas e PaguFolia!

Boa tarde, dears, antes de tudo eu quero pedir perdão pela minha ausência aqui no blog, não é por não querer postar ou algum tipo de descaso, estou sem internet em Salvador há alguns dias, os únicos lugares que consigo conexão são na casa do meu namorado e na minha casa no interior, isso complica muito. A minha decisão de criar o blog foi depois de conseguir internet, justamente para não ocorrer esses probleminhas chatos, mas aconteceu algo na rede e não conseguimos saber o que exatamente, como é uma internet compartilhada, dependemos do dono pra que isso ocorra, mas aí são longos outros quinhentos :(

Minhas aulas práticas na faculdade finalmenete começaram, e postarei as receitas em breve; ainda não fotografei nada (esqueci de levar a câmera, tonha, hihi), mas alguns colegas o fizeram e eu estou só esperando pelas fotos. Por esse motivo esse não será um post de receitas. Como disse no primeiro post, falarei aqui também sobre a minha faculdade, segredinhos de cozinha, sobre o curso de Gastronomia em geral, particularidades, etc. Hoje decidi falar um pouquinho sobre o meu curso na UFBA, especificamente.

Quando as pessoas me perguntam qual curso eu faço e onde eu faço, as reações que mais acontecem são confundir, de primeira, com Astronomia (acreditem, por causa de uma pessoa, muitas acreditaram que passei para Astronomia); depois que passa o susto, supervalorizar o curso e marcar um jantarzinho na casa da pessoa, e perguntar, com certa ironia, quais as matérias que eu pego. Sempre rola brincadeirinhas ;P

Pra esclarecer, falarei sobre as matérias do curso de Gastronomia da UFBA e tentarei fazer comparações com os de outras faculdades. Quando me perguntam quais disciplinas o curso tem, a pergunta já vem acompanhada de respostas irônicas e bobinhas como: "Já sei, lasanha I, sushi II, como fazer feijão, bla bla bla", confesso que já ouvi umas bem engraçadas. No primeiro semestre da faculdade a única matéria prática que tive foi Gastronomia Básica e ainda tivemos de esperar mais de um mês pra entrar na cozinha e pôr a mão na massa. Nessa disciplina, na parte teórica, conhecemos as nossas facas, as ervas, os temperos, terminações gastronômicas; já na prática, NÃO, não aprendemos a cozinhar feijão, arroz e bife, a cozinha do dia-a-dia, aprendemos os pratos e molhos clássicos de cada país, os cortes básicos, as nomenclaturas. Como nem tudo é flor, tivemos aulas teóricas interdisciplinares, como Estudos sobre a Contemporaneidade I (bleeeeergh), Português Instrumental (¬¬'), ambas no primeiro semestre; Arte e Estética no segundo. Temos as teóricas relacionadas ao curso como: Gastronomia e o Gastrônomo (sim, esse nome feio é o nome que usaremos depois de formados), História da Gastronomia, Cultura Alimentar Brasileira, Sociologia e Antropologia da Alimentação (um nome super nonsense, eu sei), Gestão de Unidades Gastronômicas, 1º, 2º, 3º e 4º semestres, respectivamente. Além das disciplinas de Nutrição (Alimentação, Nutrição, Saúde e Segurança Alimentar - 1º semestre - e Higiene e Vigilância Sanitária em Unidades Gastronômicas - 2º semestre) e Francês I, II, III (começando no 2º até o 4º semestre). As práticas, já falei de Gastronomia Básica, Frutas e Hortaliças e Ateliê I (2º sem. Todos ateliês que temos são pra nós criarmos nossas próprias preparações com base no que aprendemos nas matérias práticas do curso); Carnes bovinhas, suínas e aves, Cereais, Raízes, Tubérculos e Bulbos e Ateliê II (3º sem.), e Pescados, Frutos do Mar e Carnes Exóticas, Gastronomia Brasileira e Ateliê III (agora no 4º sem. Esse ateliê não é prático na cozinha, é prático de Gestão, honestamente, ateliê III é uma inutilidade, falei!)

Acho que falei todas as matérias pelas quais passei até aqui, no decorrer dos tempos, colocarei as outras matérias de cada semestre, mais organizado. Além dessas, temos também as optativas, não vou colocar todas, só as que tenho interesse em cursar, como: Analise Sensorial dos Alimentos, Gastronomia Molecular, Enologia, Gastronomia de Queijos, Estágio em Confeitaria, Planejamento de Ambientes Gastronômicos e Cerimonial e Protocolo, que já estou cursando. Na FIB, uma faculdade particular aqui de Salvador, tem Gastronomia Oriental, que eu acho que deveríamos ter e não entendo por que não temos; na Unimonte (Santos) tem Bromatologia e Microbiologia que também deveria ter na UFBA. Tentei procurar a matriz curricular da UFRJ mas não achei, e da UFRPE (Pernambuco), eu particularmente prefiro da UFBA (o link pra matriz curricular da UFBA está dando erro, eu tenho no computador, se alguém quiser dar uma bisbolhatada, é só falar que eu envio).


Então é isso, espero que vocês tenham gostado desse meu breve histórico, espero postar com mais freqüência aqui e não abandonar meu projeto por motivos secundários. Beijinhos e fiquem com Deus!

Ah, não poderia esquecer de mostrar o post de agradecimento que a Luana Pagung (a mocinha que sugeriu o nome inspirador do blog). Lua, obrigada mais uma vez (e outras milhares mais), fiquei cheia de sorrisos bobos por cada palavrinha ali. É tão bom e gratificante saber que a gente fez alguém feliz, né? Mesmo que seja à distância e com ajuda dos correios *.*

7 comentários:

  1. Iza, adorei saber mais sobre a sua grade, nossa, muito conteúdo! o.o
    Das suas optativas, mesmo sem conhecer muito eu também escolheria "Gastronomia de Queijos", acho fantástico! E coisa mais liiinda, você vai estudar 3 matérias de Francês. *--*

    E que bom que nós duas ficamos felizes com os presentinhos e agradecimentos. Adorei ser citada por aqui. ^-^
    Espero que sua internet funcione logo, para que possa aparecer mais, vou aguardar.

    Bisous.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! É tão bacana conhecer melhor os cursos, e as blogueiras queridas, é claro!
    Sociologia e Antropologia da alimentação é bacana? Na UFRGS só tem Antropologia da alimentação, mas tenho medinho, haha (faço ciências sociais).
    Muito bacana o post e os mimos da Pagu, fofuras *Ü*

    Beijinhos e ótima sexta! :*

    ResponderExcluir
  3. Oi! Conheci seu blog pelo da Lu - claro, depois de um post LINDO daqueles hehehe qualquer um fica curioso! Eu fiquei SUPER interessada nesse curso, eu acho que é tipo Pedagogia, todo mundo tinha que fazer pra ter uma base legal xD eu achei a grade MUITO louca, tem coisas ÓTIMAS e coisas NONSENSE TOTAL, mas acho que tudo acrescenta - ou não - alguma coisa \o, pelo menos foi assim na Pedagogia (to me formando agora) parabéns pelo blog e por favor nos dê muitas dicas legais!!!! \o/
    Também acho que vocês deviam ter aula de cozinha oriental, cara sério, tem uma quadra aqui na minha cidade (Brasília não tem bairros, só quadras com pequenos comércios) que tem uns cinco restaurantes japoneses (concorrência grande!)
    PS: Adicionada nos blog! \o

    ResponderExcluir
  4. Ai que comentário mais carinhoso, adorei sua visita surpresa em meu blog!
    Que delícia conhecer mais sobre seu curso, dá pra imaginar e sonhar mais um pouco...sei que aqui eu vou aprender muita coisa hihihi.
    Minha área mesmo é a saúde. Sou uma quase bióloga e instrumentadora cirúrgica, e apaixonada por gastronomia. Hoje eu penso, pq ñ me apaixonei por isso antes? Poderia te cursado uma faculdade tempos atrás! Embora nunca seja tarde pra aprender né? Eu nem sei se na UFPR tem gastronomia e sinceramente, nem sei se eu passaria em um vestibular depois de tantos anos sem estudar! Estive pesquisando por aqui e descobri algumas opções mais baratas, como o senac que você citou.
    Eu amo cozinha, amo cozinhar, acho tudo o que envolve a gastronomia lindo demais, com exceção das carnes, sou vegetariana : ) E isso é outra coisa que preciso aprender a lidar. Eu sigo um blog de uma guria vegana que estuda gastronomia e tirou esse detalhe de letra. Ela posta bastante sobre a faculdade também e eu fico só babando!
    Bom, só posso desejar todo sucesso do mundo a você! Estarei sempre aqui acompanhando esse cantinho doçura!
    E quanto ir pra Bahia, isso é um sonho! Um dia eu vou ai, ver o que é calor de verdade! Capaz até de no começo do ano! Nunca viajei de avião e meu marido disse que talvez seja possível programarmos uma viagem de avião nas férias dele...quem sabe eu não paro ai e te conheço? Ai seria demais! E caso isso aconteça eu aviso!
    Um beijo mega carinhoso pra você!

    ResponderExcluir
  5. É... me perguntam se eu faço Quitute I, e por aí vai. rs

    Eu prefiro a grade da UFRPE, porque acho que ficamos limitados a Brasil e Bahia. E, meu mundo, não se resume a isso, definitivamente. Na grade de lá, inclui microbiologia dos alimentos, por exemplo no 1º semestre, preparando a gente pro que vem. No mais, estão lutando pra tirar as matérias instrumentais do cunho obrigatório, e incluir disciplinas mais específicas, voltadas pra Gastronomia mesmo. Porque, vou te dizer, vamos fazer 3 semestres de francês e quase ninguém aprendeu, ou sabe algo. A não ser os que buscaram por fora.

    E acho que disciplinas como a de Cultura Alimentar, se não forem bem aplicadas, também nunca passarão de perda de tempo pra gente. Línguas, em geral deveriam sem optativas. Porque eu, por exemplo, não precisava das aulas de Português... Não desmerecendo Annie, claro! Mas tem gente ali que precisava de Língua Portuguesa II e III ainda. Mas tenho uma dificuldade imensa em gostar do inglês, por exemplo, e adorei o francês, e sem bastante do espanhol... ficaria a nosso critério fazer, ou não.)

    É isso, IzaAdora! Sempre estou bisbilhotando por aqui, sem comentar... rs

    ResponderExcluir
  6. OOii , o negocio e o seguinte eu quero muito fazer gastronomia , adorooooo por a mão na massa cozinha enfeitar tudo , só que me interesso bastante pelo setor de doces salgados , e quero ser uma chef patissier, a ufba apresenta esse tipo de curso e assistência paras apessoas que optam por esta área ??

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!! Meu nome é Yasmin e eu quero fazer Gastronomia!!! Sou apaixonada por cozinhar e é a única coisa que me deixa verdadeiramente feliz...
    Gostaria de saber um pouco mais sobre a estrutura da Ufba... Como é a cozinha? Laboratórios? Salas? A estrutura é boa? Minha mãe fez Nutrição e ela me disse que sempre faltava materiais e os alunos tinham que levar... Isso ainda acontece?
    Gostei muito da Matriz curricular da Ufba e é a unica na Bahia que é Bacharelado...
    Aguardo resposta... Amei seu blog!! Beijos

    ResponderExcluir